quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aniversário da Escola e divulgação do Jornal


Comemorando sete anos de fundação e o lançamento da segunda edição de seu jornal, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Deogar Soares, do bairro Dunas, realizou uma festa, na manhã da última sexta-feira (23), oferecendo um almoço para os alunos, professores e funcionários.


No decorrer da última semana, foram exibidos vídeos e ocorreu uma gincana cultural em comemoração ao aniversário da escola. Na sexta-feira pela manhã, com a presença do secretário-adjunto de educação, professor Lino Soares, ocorreu a celebração oficial pela data, com um grande almoço oferecido à comunidade escolar, seguido de bolo, parabéns e o lançamento da segunda edição do jornal “Deogar em Ação”, escrito pelos alunos da oitava série.


Segundo a diretora da escola, Nara Lisete da Rocha, a instituição mantém um trabalho em conjunto com a comunidade escolar, com acordos de funcionamento, como regras sobre horários, saúde e atendimento. Ela explica que em todas as festividades da escola os pais são incluídos, o que acaba por aproximá-los da vida escolar dos filhos. “Podem procurar, aqui não temos vidros quebrados, paredes riscadas, toda comunidade ajuda a cuidar da escola”,relata Nara.


Um outro exemplo do interesse e engajamento dos alunos em prol de um projeto da instituição de ensino é o jornal “Deogar em Ação”, escrito pelos alunos da oitava série, no turno inverso ao das aulas. O periódico é coordenado pela aluna do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Gabriela Venzke, que conta que a ideia do jornal surgiu da equipe diretiva da escola, tendo sua primeira edição em outubro de 2009, a qual fazia parte do projeto Saúde e Prevenção nas escolas, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

         O jornal é produzido por sete alunos da oitava série, que reúnem-se todas as quintas-feiras com Gabriela, que também edita o periódico, para definirem as pautas que serão veiculadas, as quais são divididas em assuntos sobre o bairro, a escola, entretenimento, saúde, cidade e poemas escritos pelos alunos. De acordo com ela, a redação das matérias é feita exclusivamente pelos alunos que participam do projeto e a diagramação é realizada pelo aluno do curso de Publicidade da UCPel Fernando Valente.
 

         Esta edição teve uma tiragem de 500 exemplares, os quais serão distribuídos dentro da própria escola. Gabriela diz que a ideia é fazer mais duas edições do jornal ainda este ano.
Redator: BereniceCosta - Secom

Fotos: Arquivo da escola