sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Inclusão

            Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro. 

          A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade. Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação. 

                Maria Teresa Mantoan - Nova Escola/Maio de 2005

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Palestra para a Família

          Palestra sobre a família com a Psicóloga Letícia Salvadé do SEST/SENAT. Foram convidados todos os pais, mães ou responsáveis pelos alunos da Escola, a atividade aconteceu numa 4ª feira, as 14 horas no auditório da Escola.


Projeto Educação para o Trânsito

           Projeto interdisciplinar Educação para o Trânsito.


Sete Anos da Escola

           No dia 24 de julho de 2010, nossa Escola completou 7 anos, em homenagem a esta data foram realizados trabalhos variados com os alunos, durante a semana de aniversário e na sexta-feira aconteceu um almoço na Escola para os alunos, professores e funcionários onde a sobremesa era o bolo de aniversário, contamos também com a presença da Secretaria de Educação e do Jornal Diário da Manhã, pois também realizou-se a distribuição de 2º número do Jornal da Escola.




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escolas Gaiolas e Escolas Asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

sábado, 11 de setembro de 2010

PROJETOS DA ESCOLA



Futebol na Escola
Professora responsável: Márcia Rejane Vieira Guimarães

          Proporcionar aos alunos um espaço extra classe de integração, de desenvolvimento social, de entendimento da contribuição da ação pedagógica da escola na formação cidadã, através da prática esportiva. Afastá-los de ambientes que favoreçam a violência e oportunizar vivências esportivas fora da escola.





Dançar para aprender e aprender para dançar
Professora responsável: Larissa Theil

         A prática da dança permite que os alunos tenham oportunidade de falar de seus desejos, experiências, preocupações e satisfações
 sobremundo que vivenciam, o que poderá resultar em instigantes temas geradores para um processo de pesquisa, criação e composição.






Projeto de inclusão social através da utilização de microcomputadores
Professora responsável: Carlos Eduardo Fagundes

         O Projeto visa fazer com que os alunos possam utilizar e manusear microcomputadores, inserindo-se assim em um mundo cada vez mais informatizado. Criando uma relação interativa entre o aluno e a máquina, desenvolvendo o gosto pela pesquisa através da internet e criar uma parceria com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.






Projeto A hora do conto
Professoras responsáveis: Maria Aparecida Machado da Silva e Rosani Campos

            Através da contação de histórias, trabalhar com as crianças a criatividade, a imaginação e também atitudes e valores. Levando o aluno a adquirir gosto e prazer pela leitura.





Projeto A leitura na minha vida
Professora responsável: Luciane Oliveira Ratto

         Visa despertar e ampliar o gosto pela leitura e a produção textual, proporcionando aos alunos um maior conhecimento sobre as obras literárias e envolvendo os estudantes num mundo fantástico de imaginação e criatividade.






Projeto Jornal Deogar em Ação
Resposável: Gabriela Celente Venzke – Estudante de Jornalismo

         Projeto de um jornal escrito pelos alunos da escola, idealizado a partir de um trabalho de saúde e prevenção nas escolas, com o objetivo de os assuntos a serem abordados serem em parte na área de saúde e prevenção como por exemplo: gravidez na adolescência, álcool, drogas, violência e em assuntos de interesses da comunidade escolar, como o bairro, alunos de que destacam na escola, assuntos culturais, atividades realizadas na escola, despertando também nos alunos o gosto pela leitura e a escrita na busca de informações, visto que  os assuntos (pautas) são definidos pelos próprios alunos.



Palestra "Tema Motivação"

   Realizou-se na escola,neste sábado, dia 11/09/2010, uma palestra com o Professor Roberto Fehrenbach, sobre motivação com o tema "É preciso saber viver" com a participação dos professores e funcionários da escola.